Serviços


          Geralmente, os pacientes oncológicos desde que recebem o diagnóstico, deparam-se com diversas questões que acabam alterando toda a sua rotina, como: exames, cirurgias, medicamentos, dores, medos, preconceitos, entre outros.
          Pautados nessa realidade, a AAPC oferece aos pacientes uma série de serviços de Proteção Social Básica, visando o desenvolvimento pessoal, social e psicológico de cada um.


Serviço Social

          O Serviço Social é realizado por meio de intervenções em questões sociais vivenciadas pelos pacientes, fornecendo informações, mobilizando e viabilizando recursos, na perspectiva de garantir a qualidade de vida e direitos.

          O principal objetivo desse trabalho é fazer com que os direitos desses pacientes sejam respeitados. O apoio e orientação a um indivíduo levam em consideração sua singularidade, sua vulnerabilidade no contexto social, seus recursos culturais, afetivos e econômicos.

          Para isso, o serviço Social conta com entrevistas, encaminhamentos, visitas domiciliares e estudo social.

          Mensalmente, de acordo com a necessidade de cada paciente, são fornecidos: cestas básicas, leites, suplementos alimentares e fraldas geriátricas.

 

 



Psicologia

          O paciente oncológico carrega muitas concepções negativas em relação a sua doença. O câncer possui um significado ameaçador e geralmente é associado à morte, exigindo do indivíduo força, criatividade e esperança para suportar as dificuldades.

          A psicologia fornece ferramentas para que cada um de sua maneira consiga aceitar e lidar com a doença, dando apoio diante do impacto do diagnóstico, auxílio para melhor enfrentamento, ressignificando o processo de adoecimento e favorecendo a adesão do paciente e seus familiares ao tratamento.

          O método utilizado é o da psicoterapia breve e o foco é a doença. Cada caso vai ditar como será o acompanhamento, visando fornecer subsídios para as várias mudanças que ocorrerão no estilo de vida do paciente, acompanhando todo o processo e promovendo uma melhor qualidade de vida ao doente e sua família.



Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: Grupo Recomeço

         É um grupo de apoio realizado mensalmente para os pacientes e seus familiares, que visa o fortalecimento do indivíduo, fornecimento de informações sobre direitos, saúde, cidadania, emprego, entre outros.